Representando o Governo do Estado, o secretário Adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna, participou da apresentação da primeira empresa júnior multicursos na área de gestão e negócios do Estado, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Fundada por estudantes dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Turismo e Tecnologia em Processos Gerenciais da Escola de Administração e Negócios da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Effectus Júnior foi apresentada com um talkshow.
A ideia, segundo Lucas Gabriel Ribeiro Martins, acadêmico do curso de administração e Presidente da empresa, foi chamar a atenção para a importância das empresas juniores de forma mais leve e descontraída.
Deu certo. Mais de cento e cinquenta universitários participaram dos debates e tiveram oportunidade de conhecer a opinião e as experiências de importantes lideranças do setor e discutir empreendedorismo, inovação, movimento de empresa júnior (MEJ), e a importância da prática na universidade.
Segundo Lucas, a participação do secretário adjunto Ricardo Senna, levando sua visão de professor e de agente público foi extremamente produtiva. “Além de pontuar aspectos relacionados à economia do Estado, e trazer relatos da sua experiência como consultor, o Professor Ricardo defendeu a necessidade da prática na universidade, destacando como as empresas juniores podem contribuir com isso. Participações como a dele são um incentivo fantástico para nós que estamos começando”, comentou.
Entusiasmado com a iniciativa, ao final de sua participação Ricardo destacou a importância de iniciativas como a dos fundadores da Effectus, do apoio da universidade a esses acadêmicos, ao mesmo tempo em que colocou o Governo o Estado à disposição para parcerias que venham a impulsionar ações similares. “A interação com jovens empreendedores oxigena nossas ideias. Excelente iniciativa”, disse o secretário adjunto da Semagro. Segundo ele, novos negócios e novas oportunidades de mercado se abrem para os jovens a partir de ações como esta.
Além de Ricardo Senna, o evento contou com a participação de representantes da Federação das Empresas Juniores do Estado de Mato Grosso do Sul (FEJEMS) e da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A EMPRESA
A Effectus Júnior tem por missão promover o desenvolvimento do empreendedorismo local, através da qualificação dos estudantes, alinhando o conhecimento teórico à prática e obtendo resultados em benefício dos clientes, parceiros e sociedade. Está no planejamento da empresa a promoção de serviços voltados à análise de gestão e viabilização econômica para micro ou pequenas empresas e projetos acadêmicos que demandem estudos voltados à área.
Já estão no portfólio da Effectus pesquisas de mercado, plano de negócios, análise e viabilidade de projetos de investimentos e precificação e serão inseridos numa próxima fase: produtos e serviços voltados à área turística e de contabilidade, como gestão de atrativos turísticos e análise de custos.