Por cinco semanas, o Blues Bar será palco do festival que exalta o talento de cantoras do MS
O festival ‘O Canto Delas’, que teve sua primeira edição em formato virtual durante a pandemia, em 2021, agora chega com nova roupagem em programação direta com o público. São os shows da segunda edição do evento que, de 4 de julho a 1º de agosto, serão realizados no Blues Bar. A entrada é gratuita e os shows acontecem sempre às terças-feiras, a partir das 20h.
O festival traz a experiência de montar um line-up formado 100% por mulheres que, nesta edição, aumenta o número de artistas para 15 vozes femininas. Três vozes irão embalar o público a cada noite, com um repertório que passa por diversos estilos (rock, pop, MPB, hip hop, jazz, reggae, samba, etc).
“Ver todas essas mulheres no palco é sinônimo de potência e de muita qualidade. Para quem viu a primeira edição pela telinha, vai ser bem mais prazeroso agora ver os shows presencialmente”, pontua Jerry Espíndola, músico e idealizador do projeto.
No dia 4 de julho, sobem ao palco Ariadne, Nath Barros e Dany Cristinne. Na segunda semana, no dia 11 de julho, será a vez de Jacqueline Costa, Pretah e Beca Rodrigues. No dia 18, a animação fica por conta de Marcela Mar, Namaria e Lauren Cury. Em seguida, no dia 25, Gabi Barros, Mel Dias e Caramuja abrilhantam a noite. O encerramento do festival, no dia 1º de agosto, fica a cargo de Karô Castanha, Llez e SoulRa.
Com a missão abrir a primeira noite de festival, as cantoras Ariadne, Nath Barros e Dany Cristinne dividem não só a alegria de poder compartilhar o palco como a expectativa de dar voz a esse projeto que tem por objetivo valorizar a cena musical feminina de Campo Grande.
“Projetos que fomentam a carreira feminina sempre serão bem-vindos. Infelizmente, o nosso estado ainda é bem segregador em termos de oportunidades não só para as mulheres como para as outras ‘minorias’. E ter um artista que é referência aqui do MS [Jerry] com esse olhar que contempla mulheres, cantoras, certamente faz uma diferença positiva na nossa vida pessoal e artística”, avalia Ariadne.
“O Canto Delas deixa em evidência artistas com histórias fortes que contribuem para a música do Mato Grosso do Sul e o festival vem como ponto de encontro em uma união de diferentes artistas, com diferentes estilos”, diz Nath Barros.
Mais do que uma vitrine de talentos, o Canto Delas procura reunir no palco diversas vozes femininas que em uníssono direciona a nossa atenção ao potencial artístico regido por mulheres que há na nossa Capital. Contexto que a cantora Danny Cristinne faz um paralelo com o dia a dia enfrentado por diversas mulheres no campo profissional.
“Em termos de protagonismo, nosso estado ainda está aquém do ideal para nós, mulheres, e digo de uma maneira geral, em todas as áreas. Na música, o festival vem com uma grande importância porque, no MS, ainda vemos poucas mulheres nas grades de bares e festivais”.
A programação está bem variada, seja pelos diferentes perfis femininos como pela cadência da setlist escolhida por cada uma delas. “O repertório é totalmente livre, teremos músicas autorais, pois temos várias compositoras no elenco, mas temos grandes intérpretes que irão apresentar releituras, inclusive de compositores regionais”, revela Jerry.
Todos os shows serão filmados e disponibilizados no Youtube, no canal que leva o nome do projeto. Lá também é possível conferir as apresentações da primeira edição do festival realizado em 2021 e assim ter uma ideia do que vem por aí. Mais informações sobre o festival pelo Instagram e Facebook.