Samba enredo vai falar do impacto do artista na vida das pessoas
“Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”. É com esse samba enredo que a Portela pretende marcar a passagem pelo sambódromo no carnaval de 2025. A agremiação apresentou no último fim de semana os 24 sambas concorrentes.
O carnavalesco Antonio Gonzaga disse ao site CARNAVALESCO, que a ideia surgiu a partir da admiração que tem por Milton Nascimento e pelas suas músicas que foram trilha sonora do barracão da escola de samba no ano passado. “O Milton Nascimento, eu acho que ele faz parte da trilha sonora da vida de todo brasileiro. Ano passado ele fez parte da nossa trilha sonora no barracão e eu sou muito fã, sempre quis fazer uma homenagem a um grande artista preto, como o Milton Nascimento, e a importância que ele tem para música brasileira”, disse Antonio Gonzaga.
André Rodrigues, outro carnavalesco da Portela, disse que para definir pelo samba enredo homenageando o artista, foi analisado o impacto das músicas e do artista na vida das pessoas, não teve foco na biografia de Milton Nascimento. “A gente procurou analisar o impacto do artista na vida das pessoas. Não nos interessa muito a vida pessoal do artista, mas sim entender e explicar a relevância dessa pessoa para os demais. Para explicar porque Milton Nascimento é enredo de uma escola do tamanho da Portela, investigamos o impacto das músicas, letras e melodias de Milton na vida das pessoas. Muitas pessoas têm músicas do Milton como parte da trilha sonora de suas vidas. Criamos esse caminho, essa romaria, essa andança das pessoas até ele para agradecerem por essa revolução que ele provoca ou pela forma como marca a vida delas. O enredo é basicamente isso, pessoas seguindo juntas e cantando muitas músicas de Milton Nascimento até chegar onde ele está. Hoje ele já é um cara de 80 e poucos anos e já saiu dos palcos. É a nossa vez de reverenciá-lo, a nossa vez de ir até onde ele está”.
Segundo Antônio, “como o enredo é uma romaria, estávamos desenvolvendo a ideia de um caminhar até Milton Nascimento. Entendemos que essa música, especificamente esse verso, fala muito sobre a nossa ideia de chegar até o ápice do desfile. A partir dessa caminhada, de uma procissão, o final é quando você encontra aquilo que está buscando. Estamos em uma romaria que vai passar pelo dia, pela noite, e amanhecer em Minas Gerais com o Milton Nascimento. Transformamos o verso ‘cantar era buscar o caminho que vai dar no sol’ para ‘cantar será buscar o caminho que vai dar no sol’. E o sol é o próprio Milton Nascimento. Ele é essa figura solar maravilhosa que traz esse sopro de vida dentro de todo mundo através da sua obra. Essa é um pouco da ideia de desenvolver dessa maneira. O sol também é um elemento constantemente encontrado nas músicas do Milton, sempre como sinônimo de felicidade, contemplação, preenchimento. O Milton é isso na vida de todo mundo, ele é um pouco do sol que ele mesmo cantava”.