Secretaria de Meio Ambiente busca identificar e punir os responsáveis
Um ato de crueldade chocou a cidade de Três Lagoas. Um ninho de arara-canindé, que estava sendo monitorado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea), foi vandalizado e um filhote foi encontrado morto.
O crime aconteceu na Lagoa Maior, onde a Semea havia instalado uma proteção em uma palmeira para garantir a segurança do ninho. No entanto, na tarde desta quarta-feira (9), vândalos removeram a proteção e encheram o ninho de pedras, forçando a saída das aves e causando a morte do filhote.
A Semea registrou um boletim de ocorrência e está investigando o caso. O secretário José Mauro de Grande se mostrou indignado com o ocorrido e ressaltou a importância da conscientização sobre a preservação da fauna. “Atos como esse são inadmissíveis e demonstram uma total falta de respeito pelo meio ambiente e pela vida das nossas aves. Estamos tomando todas as providências para identificar e punir os responsáveis por esse crime”, afirmou.
A morte do filhote de arara-canindé gerou grande repercussão nas redes sociais e mobilizou a população. Diversas pessoas manifestaram repúdio ao crime e cobraram das autoridades uma punição exemplar aos responsáveis.