De acordo com a meteorologia, a sensação térmica chegou a ultrapassar 0 °C na cidade de Iguatemi; frio se deve à atuação de massa de ar polar
A segunda-feira (26) começou com frio e geada em Mato Grosso do Sul. Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, diversas cidades do estado registraram sensação térmica negativa. Em Ponta Porã, a geada deixou os campos brancos no amanhecer.
Em Iguatemi, os termômetros marcaram -0,8°C. Em Aral Moreira e Laguna Carapã, as mínimas chegaram a 2,3 e 2,5°C, respectivamente.
Segundo o meteorologista, geou nas cidades de Amambai (1,7ºC), em Laguna Carapã (2,2ºC), em Aral Moreira (2,5ºC), Juti (4,0ºC), em Dourados (4,3ºC), em Mundo Novo (4,6ºC), em Dourados (4,3ºC), em Sete Quedas (4,1ºC) e em Bonito (4.2ºC).
As baixas temperaturas acontecem por conta da influência de uma massa de ar seco e frio que passa pelo estado. A previsão do tempo para esta segunda é de tempo estável, com sol e variação de nebulosidade.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o tempo volta a ficar seco e pode registrar baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10% e 20%.
Devido às baixas temperaturas e a queda brusca no tempo, é preciso atenção redobrada para evitar acidentes e cuidar melhor da saúde. Veja algumas recomendações da Defesa Civil.
Tenha atenção especial com crianças, idosos e pessoas doentes;
Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;
Beba bastante líquidos;
Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias;
Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir;
Seja solidário. Doe agasalhos e cobertores para quem precisa. Carregue, se possível, esse material no carro. Encontrando alguém em situação de vulnerabilidade, faça a sua parte;
Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento;