A notícia do envenenamento de quatro gatos em Nova Andradina cidade a 298 km de Campo Grande, é um caso lamentável e que merece atenção. A morte de animais de estimação causa grande sofrimento aos seus tutores e levanta questões importantes sobre a violência contra animais e a segurança em nossas comunidades.
Segundo o boletim de ocorrência, o morador do bairro Centro Educacional, explicou que possui três cachorros e possuia cinco gatos, sendo que quatro deles, passaram a morrer nos últimos dias, todos com sinais de envenenamento, ou seja, espumando pela boca.
Em alguns casos, o envenenamento de animais pode estar relacionado a conflitos entre vizinhos, como por exemplo, quando um animal causa algum incômodo.
Algumas pessoas podem ter medo ou aversão a animais e cometer atos de crueldade contra eles.
A falta de conscientização sobre a importância da proteção aos animais pode levar pessoas a praticarem atos de violência.
No último caso, o proprietário dos animais encontrou um pedaço de carne com pontinhos pretos.
À polícia, o tutor afirmou que dava apenas ração para os animais e pede que o autor seja encontrado. Ele ainda se comprometeu encontrar imagens de câmeras de segurança que possam ter flagrado a ação do criminoso.
O crime de maus-tratos em pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.