Conforme o boletim, seis dessas vítimas tinham comorbidades, o que agravou o quadro clínico
Nesta quinta-feira (4), a Secretaria Estadual de Saúde divulgou boletim epidemiológico sobre o avanço da influenza em Mato Grosso do Sul. Nessa semana foram confirmados 16 novos casos da doença, elevando o total para 545 casos registrados desde o início do ano. Também foram confirmados 7 novos óbitos, levando o número de mortes pela doença para 63 em 2024.
As vítimas fatais incluem pessoas de diversas regiões do Estado, com idades que variam de 55 a 88 anos. Uma mulher de 68 anos e um homem de 69 anos, ambos de Ponta Porã; uma mulher de 55 anos de Guia Lopes da Laguna; uma mulher de 57 anos de Nova Andradina; uma mulher de 77 anos de Santa Rita do Pardo; um homem de 88 anos de Três Lagoas; e um homem de 77 anos de Pedro Gomes.
Conforme o boletim, seis dessas vítimas tinham comorbidades, o que agravou o quadro clínico, enquanto uma delas não possuía condições de saúde preexistentes.
A Secretaria Estadual de Saúde continua monitorando a situação e recomenda a imunização da população. “A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais eficazes para proteger contra essa doença e, principalmente, contra a evolução para complicações e óbitos. A vacinação também contribui para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, diz o texto do boletim.