Avistamento raro de casal de mutuns com filhote no Horto Florestal chama atenção para a importância da preservação ambiental
O passeio da família de mutuns ocorreu durante o feriado de Independência, quando Marcial aproveitou para caminhar pelo parque. “Fui caminhar e avistei a cena. Eles estavam tranquilos, e por ser algo diferente do habitual, resolvi registrar”, contou o militar.
A aparição dos mutuns em uma área urbana é um evento raro e significativo, que destaca a importância do Horto Florestal como um refúgio para a fauna local. No entanto, a presença desses animais em um ambiente tão próximo aos humanos exige cuidados especiais.
Conforme alertam especialistas, a aproximação de animais silvestres pode ser perigosa tanto para os animais quanto para as pessoas. A orientação é entrar em contato com o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) ou com a PMA (Polícia Militar Ambiental) em caso de avistamento.
Levantamento da PMA (Polícia Militar Ambiental) aponta que, no 1º semestre deste ano, 284 animais silvestres foram capturados pelos bairros. Quem encontrar animais silvestres feridos ou filhotes perdidos, deve entrar em contato com a PMA para proceder o resgate. Os telefones em Campo Grande são (67) 3357-1500 e (67) 9984-5013.
O avistamento da família de mutuns no Horto Florestal é um lembrete da importância de preservarmos os espaços verdes urbanos e de respeitarmos a vida selvagem. Ao protegermos o habitat natural dos animais, garantimos um futuro mais sustentável para todos.