Eduardo Rocha destaca a Casa Civil como porta de entrada para parcerias com o governo e anuncia novas agendas para fortalecer o municipalismo em Mato Grosso do Sul.
O Seminário Estadual de Vereadores e Servidores Municipais, realizado entre 4 e 7 de fevereiro de 2025 no plenário da Assomasul, em Campo Grande, reuniu vereadores recém-eleitos e servidores municipais de Mato Grosso do Sul. O evento, promovido pela União das Câmaras de Vereadores do MS (UCVMS), teve como tema “Aspectos Essenciais para o Início de Mandato e os Avanços nas Atividades do Poder Legislativo Municipal”.
O objetivo foi capacitar os participantes para uma gestão pública eficiente e alinhada às diretrizes estaduais. Durante o seminário, o secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, destacou a importância da Casa Civil como porta de entrada para parcerias com o Governo do Estado. Ele enfatizou o compromisso do governo com o municipalismo, mencionando que, em 2024, o governador Eduardo Riedel reuniu prefeitos, vices e vereadores para discutir as necessidades de cada uma das 79 cidades de Mato Grosso do Sul. Essa iniciativa resultou no projeto “MS Ativo Municipalismo”, que consolidou mais de R$ 600 milhões em convênios já firmados com os municípios.
![](https://folhacg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/pessoas-evento.jpg)
![](https://folhacg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/pessoas-evento.jpg)
![](https://folhacg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/mesa-evento-rocha.jpg)
![](https://folhacg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/mesa-evento-rocha.jpg)
Rocha reforçou a disposição da Casa Civil em atender os parlamentares municipais, afirmando que não é necessário agendar horário para serem recebidos, pois eles são prioridade para o governo estadual. Ele também anunciou que, a partir de março, estão sendo planejadas novas agendas com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para discutir e elaborar novos convênios que beneficiarão a população local.
O seminário abordou temas relevantes para as atividades parlamentares e buscou capacitar os participantes nas novas práticas de gestão pública, alinhando as ações municipais às diretrizes estaduais e promovendo uma administração pública mais eficiente e integrada.
“Somos a porta de entrada para quem busca parceria com o Governo do Estado. Nosso compromisso é estar sempre disponíveis para atender os vereadores e prefeitos, sem necessidade de agendamento, porque eles são prioridade para nós”, destacou o secretário Eduardo Rocha.
O evento, que contou com a participação de vereadores eleitos no pleito de 2024, tem o objetivo de apresentar e atualizar sobre o mecanismo da gestão pública, como também as novas práticas. A ação também é dedicada aos servidores municipais. “Eu sei da importância do Poder Legislativo e é por isso que eu levo para dentro do Governo do Estado, essa presença, por meio das parcerias”, frisou Rocha.
Além do secretário Eduardo Rocha, o evento contou com a presença de várias outras autoridades e representantes importantes, incluindo:
Alceu Rodrigues, presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul),Flávio Brito, secretário-adjunto da Casa Civil, Sérgio de Paula, secretário-executivo do Escritório de Relações Institucionais e Políticas no Distrito Federal, Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de diversas cidades do estado, que participaram ativamente das discussões e capacitações sobre a gestão pública municipal.
Esses representantes estavam presentes para fortalecer a articulação entre os municípios e o Governo do Estado, buscando uma integração mais eficiente para o desenvolvimento regional.
Fotos: Max Arantes