Risco de alagamentos e destelhamentos: MS se prepara para fortes tempestades
Uma forte tempestade se aproxima de Mato Grosso do Sul e coloca 48 municípios em alerta máximo. A previsão é de chuva intensa, com até 100 milímetros, queda de granizo e ventos de até 100 km/h, o que pode causar alagamentos, destelhamentos e queda de árvores. O fenômeno climático deve atingir a maior parte do estado entre quinta e sexta-feira.
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta severo para 48 municípios de Mato Grosso do Sul, onde há previsão de chuvas intensas, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros em um curto período de tempo. Além das chuvas, há risco de queda de granizo e ventos fortes, com rajadas que podem ultrapassar os 100 km/h.
A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos de terra, queda de árvores e danos em estruturas. A população deve evitar áreas de risco, como margens de rios e córregos, e seguir as orientações das autoridades.
O segundo alerta do Inmet aponta para chuva de até 50 milímetros, também com queda de granizo, e rajadas de ventos de até 60 km por hora.
Este aviso, mais brando, vale para Campo Grande, Água Clara, Anaurilândia, Bandeirantes, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Corguinho, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Ladário, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora, Terenos e Três Lagoas.
A chuva já apareceu de maneira leve nesta quinta-feira em Aquidauana e também em Corumbá, mas sem volume significativo.