O menino, que tinha anemia falciforme, fazia parte do público-alvo da vacinação contra a dengue, mas não havia recebido a vacina
Um adolescente de 14 anos é a primeira vítima da dengue em Campo Grande. Com a morte dele, sobe para 26 o total de óbitos em razão da doença em Mato Grosso do Sul só neste ano. Outros 13 óbitos estão sob investigação.
O adolescente foi a óbito no dia 11 de junho. Ele tinha anemia falciforme, uma condição que pode ter contribuído para o agravamento do caso. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), ele fazia parte do público-alvo da vacinação contra a dengue, mas não havia recebido a vacina.
A vacina é destinada a adolescentes entre 10 e 14 anos, mas a adesão tem sido baixa em
Campo Grande. Das 43.038 doses de vacina recebidas, apenas 13.600 foram aplicadas. Isto representa uma cobertura vacinal de apenas 22%.
Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretária Estadual de Saúde (SES), até o momento, o estado registrou 19.723 casos prováveis de dengue, dos quais 11.550 foram confirmados.
A imunização é uma das principais ferramentas para combater a disseminação da dengue, mas não exclui as medidas de prevenção para eliminar os focos do mosquito.