A decisão, assinada pelo comandante-geral, Renato do Santos Garnes, foi publicada no Diário Oficial do Estado
Dois integrantes da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) foram expulsos da corporação por envolvimento com o contrabando de cigarros, em decisão oficializada, assinada pelo comandante-geral, Renato do Santos Garnes, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (11).
São eles o 2º sargento Lindomar Espíndola da Silva, que estava na reserva remunerada, e p 1º sargento Kelson Augusto Brito Ujacov.
A exclusão veio depois da condenação dos dois policiais, que foram presos em 2018 durante a operação Oiketicus, de combate ao envolvimento de agentes de segurança pública com o contrabando de cigarro vindo do Paraguai.
As penas foram superiores a 11 anos, por integrar organização criminosa e por corrupção passiva. O processo corre em sigilo na Auditoria Militar.
Conforme as investigações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), os policiais facilitavam a entrada de cigarros contrabandeados em troca de propina, paga mensalmente.
Em dezembro de 2023, outros sete policiais já haviam sido excluídos, pelo mesmo motivo.
Na primeira fase da Oiketicus, realizada em 16 de maio de 2018, foram cumpridos 20 mandados de prisão preventiva contra policiais, sendo três oficiais, e 45 mandados de busca e apreensão. O saldo total foi de 21 prisões porque um sargento acabou preso em flagrante.
A ação foi em 16 localidades: Campo Grande, Dourados, Jardim, Bela Vista, Bonito, Naviraí, Maracaju, Três Lagoas, Brasilândia, Mundo Novo, Nova Andradina, Boqueirão (distrito), Japorã, Guia Lopes, Ponta Porã e Corumbá. Segundo a investigação, a remuneração para os policiais variava de R$ 2 mil por mês a R$ 100 mil.
A segunda etapa aconteceu no dia 23 de maio, com mandado de busca e apreensão na casa e escritório do então servidor do TCE (Tribunal de Contas do Estado). A terceira fase foi em 13 de junho, quando mais oito policiais foram presos. No dia primeiro de novembro, a quarta etapa prendeu um tenente-coronel e um sargento. –