“Trata-se de uma situação em que são indispensáveis os cuidados especiais aos pais”, afirma o senador
O Senado já deu início à apreciação de um projeto que atenderá uma das mais antigas necessidades da família brasileira. De autoria do senador Nelsinho Trad (PSD), o projeto de lei 07/2024 prevê cuidados especiais às mulheres que perderam os filhos durante a gestação. Médico, o parlamentar observa: os sofrimentos pela perda do filho antes de seu nascimento afeta uma em cada cinco mulheres no Brasil.
Diante desta dura realidade, que conhece tão de perto, Nelsinho Trad propõe atendimento digno, especializado e solidário às mães. O texto prevê que as redes pública e privada de saúde oferecerão leitos ou alas separadas de internação. ‘A mãe e o pai também devem ter atendimento psicológico desde o momento da internação hospitalar, bem como no período pós-operatório”, preceitua.
NA CAPITAL
A proposta já tem bons exemplos em procedimentos adotados pelas instituições, como no caso da Maternidade Cândido Mariano, de Campo Grande. “É indispensável este conjunto de cuidados especiais, uma questão de absoluta necessidade. O poder publico e a iniciativa privada precisam oferecer um ambiente de suporte emocional e psicológico adequado para as mulheres em um dos momentos mais difíceis de suas vidas”, reforçou.
Para o senador, providências com esta dimensão é que demonstram o compromisso com a humanização do atendimento hospitalar, assegurando a saúde mental e a dignidade das mães enlutadas. “Com a iniciativa, o Brasil avança na proteção à saúde mental das mulheres e estabelece um marco na legislação do SUS”, concluiu.