Senador, campeão de emendas para MS, vê o Estado crescer no cenário da economia latino-americana
O senador Nelsinho Trad (PSD) retomou de Montevidéu, capital do Uruguai, feliz com as perspectivas delineadas na reunião da Mesa Diretora do Parlasul (Parlamento da América do Sul). Realizada no último dia 26, no Edifício Mercosul, a agenda reuniu representantes dos quatro países – serão cinco, com a adesão da Bolívia – e iniciou os passos do planejamento para 2024.
“Os avanços que nós estamos construindo são frutos de um esforço coletivo, de interesses comuns aos países do bloco: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, agora com mais um vizinho importante junto conosco”, disse o parlamentar. “Defendemos a Rota Bioceânica e acordos internacionais como prioridades na agenda deste exercício. O nosso foco é ampliar mercados e fortalecer laços econômicos para o desenvolvimento sustentável da região”, explicou.
Nelsinho Trad: ” Defendemos a Rota Bioceânica e acordos internacionais como prioridades”
Entre outros assuntos, o colegiado discutiu o calendário de sessões – a próxima será em 18 de março -, as missões de observação eleitoral com foco na afirmação da democracia e as pautas cogitadas para o fortalecimento do Mercosul, sobretudo na área comercial. “Vejo o potencial de Mato Grosso do Sul cada vez ser mais valorizado, o que acrescentará peso diferenciado para o Brasil, especialmente em competitividade e produção”, frisou.
EMENDAS
Campeão de emendas parlamentares – foi o senador que atuou na maioria das liberações de verbas federais para o Estado -, Nelsinho Trad quer este ano seguir melhorando os espaços de Mato Grosso do Sul no Orçamento da União. Em 2023 ele contabilizou pagamentos que alcançaram R$ 125 milhões, atendendo 58 municípios.
O senador pedessista superou novamente a marca de R$ 100 milhões canalizados de Brasília para investimentos sociais e obras de infraestrutura em território sul-mato-grossense.