Emendas do senador contemplam hospital de referência na luta contra a hanseníase
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) reforçou os apelos para que a sociedade e os poderes públicos potencializem seu apoio aos serviços de assistência do Hospital São Julião, de Campo Grande. Referência mundial no tratamento pioneiro da hanseníase, o hospital é um dos principais alvos das emendas parlamentares do senador ao Orçamento da União.
Na planilha de recursos viabilizados por Nelsinho Trad para o São Julião, R$ 500 mil foram liberados em 2019 e R$ 1 milhão no ano passado. Ele afirma que os recursos federais reservados no orçamento para este fim constituem sensível reforço para o custeio de atividades médico-hospitalares de extrema necessidade e alto custo.
“Estamos totalmente abraçados às ações desenvolvidas pelo hospital todos os anos. E continuaremos empenhados neste trabalho, por ser da mais elevada importância à saúde e à vida das pessoas”, acentuou Nelsinho. Ele destaca a campanha do “Janeiro Roxo”, chamada também de “Todos Contra a Hanseníase”, doença que está nas ocupações de ponta do hospital há cerca de 80 anos.
O olhar de Nelsinho Trad é o mesmo que explica a admiração e o respeito que o São Julião desperta em todo o mundo. Em 2023, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), em Dubai, o estabelecimento campo-grandense foi referenciado com a conquista do título de “Primeiro Hospital Rumo ao Lixo Zero do Brasil”. Motivo: foi o primeiro do país a atingir o índice de 82% de desvio de resíduos sólidos do aterro sanitário.