Estatal completa 45 anos de excelência prestando um dos melhores serviços de abastecimento no Brasil
Uma das mais premiadas e resolutivas empresas do gênero no Brasil completará 45 anos nesta sexta-feira, 26: a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). Ao longo destas quatro décadas e meia seu nível de eficiência rendeu-lhe uma posição de liderança que tem entre suas marcas o compromisso com a saúde popular e a sustentabilidade no abastecimento de água e esgoto em todas as comunidades.
Referência entre as 27 companhias públicas de saneamento do país, incluindo fornecimento de água e esgotamento sanitário, a Sanesul é uma das peças nevrálgicas da engrenagem desenvolvimentista do Estado. Segundo o governador Eduardo Riedel (PSDB), seu conceitual de gestão e modernidade é tão avançado que os investimentos se antecipam às necessidades do futuro e valorizam o crescimento de cada município.
“A empresa enfrenta os desafios emergentes do setor de saneamento básico com inovação e resiliência, comprometida em continuar fornecendo serviços de alta qualidade para as gerações futuras”, assinala Riedel. Para Renato Marcílio, diretor-presidente da estatal, o foco da diretoria com a excelência e a inovação se reflete nas iniciativas que permeiam seu plano de investimento, desde a modernização da infraestrutura até à implementação de tecnologias de ponta.
NÍVEL ELEVADO
Riedel e Marcílio creditam a solidez e o desempenho operacional da empresa ao profissionalismo e ao elevado nível técnico, científico e cultural do quadro de servidores, comprometidos com a filosofia de prestar sempre o melhor atendimento`aos consumidores. Com mais de 1.400 empregados, a empresa atende 720 mil imóveis com água, um serviço já universalizado em Mato Grosso do Sul. E ainda abastece com esgotamento sanitário 430 mil imóveis, que abrigam mais de 1,7 milhão de pessoas, o equivalente a 62,37% do total da população estadual.
A Sanesul já tem um índice de 62% de cobertura com esgoto. Riedel diz que o Estado quer antecipar a meta estabelecida pelo novo marco legal do saneamento, que prevê a universalização do sistema até 2033. Das 68 cidades atendidas pela empresa, 46 estão mais avançadas no Plano de Saneamento com grandes investimentos no setor, mobilizando recursos próprios e federais como parte do Programa Avançar Cidades.
Entre as cidades com a área de cobertura avançada estão Alcinópolis (99%), Santa Rita do Pardo (99%), Tacuru (99%), Três Lagoas (99%), Paranaíba (98,36%), Japorã (96,76%), Bonito (96.13%), Ponta Porã (94,09%), Por Murtinho (92,29%), Dourados (85,07%), Chapadão do Sul (84,39), Ribas do Rio Pardo (83,91) e Jateí (83,15%).