Governador afirma que investimento no ensino publico é para fazer a grande transformação do Estado
Desde 1996, apesar da modesta estrutura e sala única em uma casa de peão, a Escolinha da Fazenda Novo Horizonte – uma “menina dos olhos” do Grupo Solo Mio – atendia estudantes que residiam na área rural. Em 2021, esta empresa do agronegócio apoiou um projeto do vereador Paulo Sérgio e se ofereceu a colaborar com os custos de construção e ampliação da escola.
Na sexta-feira, 19, três anos depois, a realização do sonho de toda a região: o governador Eduardo Riedel (POSDB); prefeito Edinaldo Bandeira; e diretores do Grupo Solo Mio inauguraram a Escola Rural Municipal Novo Horizonte. O ato foi prestigiado por diversas autoridades, entre as quais a primeira-dama Mônica Riedel; o secretário Eduardo Rocha, da Casa Civil; o deputado federal Luiz Ovando; o deputado estadual Zé Teixeira; e a Família Gollo, do Grupo Solo Mio.
O investimento do governo estadual foi de R$ 980 mil. A escola tem sete salas de aula e demais dependências no padrão de edificação exigido pelo MEC (Ministério da Educação). O prédio tem capacidade para atender 250 estudantes, a partir das séries finais da pré-escola, ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O Grupo Solo Mio assinou o termo de cedência da unidade de ensino para a Prefeitura de Amambai. Até o momento, 130 estudantes estão matriculados para este ano letivo.
TRANSFORMAÇÃO
Riedel disse que o investimento resulta de uma certeza: a educação pode fazer, e faz, a transformação do Estado. “Esta escola, mais próxima dos alunos, pode dar condições de progresso, principalmente para aqueles que mais precisam”, enfatizou. Em seguida, deixou os presentes mais satisfeitos ao anunciar a licitação para pavimentar a MS-289, rodovia na qual a escola fica localizada.
“A pavimentação da MS-289 terá tres etapas e vamos começar pelo terceiro”, confirmou Riedel. Ele disse que a rodovia é essencial para todos, porém tem um foco especial por ser na região o único espaço de acesso ao conhecimento. Além da consultoria oferecida pela Secretaria Estadual de Educação para a obra ser executada dentro dos padrões de edificação do MEC e da cedência dos professores para as turmas do 1° ao 3° ano do ensino médio, também foram cedidos computadores para a instalação da sala de informática da escola.
“As crianças vão ter melhoria na qualidade ee vida, estuando mais próximo de casa. Investir em educação é o único caminho para mudar a realidade”, frisou o prefeito Edinaldo Bandeira. “Se a gente quer fazer alguma coisa diferente, temos que começar a mudar primeiro perto de nós. Estamos lutando para a nossa região melhorar e prosperar. A escola é uma devolução para a sociedade”, assinalou Rafael Gollo, CEO do Grupo Solo Mio.