“Nosso maior objetivo é o desenvolvimento social e econômico do Estado”, afirma ex-governador
O PSDB de Mato Grosso do Sul chega ao final de 2023 com um saldo dos mais expressivos no fortalecimento orgânico e programático, na gestão e nas decisões políticas Esta é a avaliação do ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente da Executiva Estadual. Ele considera que um partido tem responsabilidades específicas, embora não negue a satisfação com o crescimento representativo da sigla.
“O nosso maior objetivo é o desenvolvimento social e econômico do Estado. Queremos crescer, mas com o Estado e os aliados crescendo também”, afirma. Os tucanos elegeram 37 prefeitos em 2020. Hoje este número já saltou para 50, engrossando uma fileira de mandatos que inclui ainda 16 vice-prefeitos, 243 vereadores, seis deputados estaduais e três federais. “É um grande crescimento, sim. Mas o PSDB cresce sem atropelar os outros partidos”, ressalva.
Ele credita este resultado na conta da militância e das lideranças, no empenho do diretório – mencionando a dedicação do coordenador e articulador político Sérgio de Paula – e no êxito dos gestores tucanos, tanto no governo estadual como nas prefeituras. “Somos reconhecidos aqui e no Brasil como um Estado governado com o viés municipalista. Foi assim no meu governo, e continua com Eduardo Riedel”, enfatiza.
DEMOCRACIA
Azambuja exalta a democracia como um diferencial determinante na história local do PT. “É sólido o suporte democrático. Ele norteia o governo, conceitua o nosso crescimento e dos demais partidos, porque todos fazem o mesmo, todos querem e têm direito de crescer”, analisa. O ex-governador deu esta entrevista por telefone à FOLHA, de sua casa, curtindo o final de semana com Fátima, sua esposa.
Para o dirigente, a consequência natural de tudo o que o PSDB vem construindo é tornar-se cada vez mais confiável à sociedade e ter sua competitividade alimentada. Com esta reflexão, ele vislumbra um ano eleitoral vitorioso, prevendo respostas favoráveis das urnas. Na maioria dos municípios o partido terá chapas próprias e fará alianças. E na Capital a candidatura do deputado federal Beto Pereira está definida e tem o apoio unânime de toda militância.
“Já fomos testados nos mandatos de governo e prefeituras. Temos maiúscula inserção social e nomes fortes para disputar. Contudo, somos todo ouvidos a quem queira compor conosco, política é feita também de alianças. Sozinho não se vai a lugar algum”, finaliza.