Senador manifestou apoio a IA durante II Cúpula Mundial de Comissões de Futuro 2023 em Montevidéu
O parlamentar sul-mato-grossense compartilhou a perspectiva sobre o evento por meio das redes sociais, onde enfatizou a urgência da regulamentação da inteligência artificial. “Estamos, aqui, em Montevidéu, na União Interparlamentar, debatendo as questões relativas à aplicação da inteligência artificial no futuro. Vivemos um momento crucial que demanda a regulamentação prática, funcional e ética dessa questão”, declarou o senador. Ele também sublinhou a importância de disseminar essa experiência não apenas no Parlamento brasileiro, mas em outras instituições que buscam orientação nesse campo. Segundo a organização do evento, a expectativa é que o resultado dos debates no Uruguai também alimente a Cúpula da ONU para o Futuro, planejada para setembro de 2024.
De acordo com o presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, senador Nelsinho Trad, a II Cúpula Mundial de Comissões de Futuro 2023 aborda temas fundamentais, incluindo a rápida evolução da inteligência artificial e sua interação com a democracia, além de fortalecer o papel e a integração do pensamento voltado para o futuro na prática parlamentar. “As discussões envolvem mais de 300 parlamentares de diversos países, representantes de organizações e especialistas na área de estudos de futuro”, informou.
A programação da II Cúpula Mundial dos Comitês do Futuro inclui sessões plenárias, workshops interativos e mesas redondas com especialistas para explorar e abordar desafios e oportunidades trazidos pela inteligência artificial no contexto da democracia e da governança. Os debates podem ser acompanhados pelo YouTube.