As unidades também disponibilizam a vacina contra a Covid-19 e as pertencentes ao calendário de rotina
Durante a semana, a vacinação contra a gripe está disponível durante todo o dia nas mais de 70 UBSs e USFs (unidades básicas e de saúde da família) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município. As unidades também disponibilizam a vacina contra a Covid-19 e as pertencentes ao calendário de rotina.
A vacina contra a gripe está liberada para todas as pessoas maiores de seis meses desde o mês de junho. De acordo com dados do serviço de imunização da Sesau, até o momento, pouco mais de 116 mil pessoas pertencentes aos públicos prioritários foram vacinadas em Campo Grande, o equivalente a 45% de cobertura.
Os idosos com mais de 60 anos são os que mais compareceram às unidades. Foram 70,4 mil vacinados, de um público estimado de 134 mil, tendo uma cobertura de 52,28%. Todos os demais públicos estão abaixo dos 50% de cobertura.
Conforme a superintendente de SVS/Sessau (Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde), Veruska Lahdo, estar com a vacina em dia é fundamental para que as formas graves da doenças doença sejam evitadas, sobretudo para as pessoas que pertencem aos grupos prioritários, como idosos e crianças.
“Ao se vacinar, os riscos de internação e óbito são menores, além de contribuir na redução da propagação da doença. A vacina é a ferramenta de prevenção mais eficiente contra a gripe. ”, diz.
A vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.