Campo Grande terá 15% da frota de ônibus renovada a partir do dia 29 de junho. O anúncio foi feito pela prefeita Adriane Lopes (PP) em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (14). A medida é a maior renovação de ônibus dos últimos 10 anos.
“Atendendo a um clamor dos usuários do transporte coletivo de Campo Grande, estamos renovando a frota de ônibus da nossa capital. Essa é a maior renovação dos últimos 10 anos. São 71 novos ônibus que serão renovados a partir de julho, trazendo esse benefício para os campo-grandenses”, explicou a prefeita.
Os 71 novos ônibus estão vindo de São Mateus, no Espírito Santo, e chegarão na capital em 29 de junho. A partir do mês de julho, estarão em circulação na capital. O diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende, explicou que cada ônibus custou R$ 730 mil, e foram adquiridos por meio de recursos advindos da Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame).
“A partir do momento que o poder público Municipal, Estadual e Federal entram com o subsídio, a gente também tem que buscar melhorias. Então, nesta conversa e nesta tratativa, nós avançamos também cobrando as melhorias. E houve o entendimento do Consórcio Guaicurus em trazer essa melhoria para a cidade”, detalha a prefeita.
Com a população pagando hoje R$ 4,65, a Chefe do Executivo Municipal garante que com a renovação não terá reajuste no preço do passe. “Não vai ter custo a mais, podem ficar tranquilos”, reforça.
Mas vale lembrar que já se passaram 10 anos e o prazo de renovação dos 450 ônibus em circulação na Capital já passou. Segundo o diretor do Consórcio Guaicurus, João Rezende, há uma expectativa de aumentar a renovação de novos carros mais para frente.
“A prefeita determinou um cronograma para fazer essa renovação de maneira segura, que repasse o compromisso. Esses ônibus são todos financiados pelo Finame, que é o que tem de mais barato hoje em termos de juros no mercado. Mas é com essa linha que nós vamos continuar trabalhando mais ainda”, explica.
Estiveram presentes o presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende, o Secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais, João Rocha, o diretor-presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande), Odilon Júnior, e o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima.