A fórmula do filme de sobrevivência funciona. É uma emoção que faz você pensar, como posso me sair em tal situação? E você pode pensar junto são e salvo no conforto da sua própria casa. Mas por que repetir as mesmas linhas de gênero quando seu filme de sobrevivência tem uma carta na manga muito interessante que pode oferecer uma visão muito mais complexa da capacidade de seguir em frente e viver?
Sophie Turner lidera o thriller de sobrevivência, Tempestade como Jane. Ela é uma jovem prestes a ser liberada da Lifehouse, uma instituição para jovens de 14 a 22 anos que sofrem de uma variedade de desafios. No caso de Jane? É a luta de ser assombrada pelo suicídio da avó e do pai e ter ela mesma ideias suicidas. A instalação a considera pronta para voar de volta para sua mãe na costa leste, mas Jane ainda está determinada a acabar com tudo. O problema é que, antes que ela pudesse fazer isso, seu avião cai nas montanhas nevadas do noroeste do Pacífico.
Tempestade é um dos “filmes em capítulos” da Quibi, um longa-metragem dividido em segmentos de sete a dez minutos que a Netflix juntou tudo e lançou como um longa comum.
Turner prova ser uma forte âncora para o filme desde o início. A primeira parte e meia se concentra nos últimos dias de Jane em Lifehouse e oferece uma visão bastante abrangente do que ela está passando em apenas 13 minutos de tela, o que é uma grande conquista considerando quantas camadas existem em sua situação. O desempenho altamente envolvente de Turner prova ser um recurso vital, pois o filme segue Jane até o aeroporto e depois para o avião, então de uma cena para a outra, Tempestade é tonal e estilisticamente consistente.
No início, o diretor Mark Pellington e os escritores Richard Abate e Jeremy Ungar (adaptando o romance de Alex Morel) fazem a curiosa escolha de Jane quebrar a quarta parede. Talvez isso seja algo que pode ter feito Tempestade se destacar. O que começa como um drama pesado eventualmente se transforma em território de terror. E também há muita carnificina.
Embora esta segunda comparação possa parecer fora do campo sobrevivência, na verdade há outra conexão de franquia que vale a pena considerar. Os primeiros momentos de Tempestade me fizeram pensar bastante sobre Jogos Mortais, especificamente a maneira como John Kramer (Tobin Bell) testa a vontade de viver de sua vítima. Mais uma vez, parece que essa tragédia vai desafiar Jane a repensar o fim de sua vida, talvez mudando-a para melhor. É um tópico muito pesado para combinar com o que parece ser um thriller de sobrevivência estereotipado, mas estou confiante de que Turner pode lidar com o equilíbrio. A grande questão é: você precisa de uma tragédia para superar seu diagnóstico?
Corey Hawkins também impressiona como Paul, um cara gentil no aeroporto que acaba sentado ao lado de Jane no avião. No início, Paul é o seu cavalheiro por excelência, checando a visivelmente perturbada Jane, enquanto também claramente flerta com ela. Hawkins é bastante charmoso no papel, mas onde as coisas tomam um rumo muito interessante para Paul é quando sua resposta ao acidente é revelada, especialmente quando ele percebe que pode ter muito mais luta nele do que em Jane. Esse tipo de vaivém tem o potencial de diferenciar Tempestade de filmes semelhantes.
Na frente técnica, o estilo visual fica em segundo plano para obter a cobertura necessária. No entanto, há momentos em que o trabalho do diretor de fotografia David Devlin aparece. Por exemplo, seu enquadramento emparelhado com o desempenho de Turner geralmente dá grande acesso à ansiedade que Jane está sentindo, principalmente durante e depois de passar pela segurança do aeroporto.
Neste ponto, suspeito que Tempestade está seguindo um de dois caminhos. Poderia ser um conto de sobrevivência especialmente em camadas, apresentando o empurrão entre o desespero de Paul para superar isso e o desejo persistente de Jane de simplesmente desistir. No entanto, Tempestade também pode ser pego na fórmula do filme de sobrevivência, unindo-o a camadas pensativas que podem criar muita tensão dramática em favor de cenários de ação vistosos. De uma forma ou de outra, gostaria de apostar que a dupla de Turner e Hawkins conseguiu tornar Tempestade um relógio envolvente e divertido à medida que avançamos.
5 pipocas!
Disponível no Amazon Prime Video.