Com a chegada do Citadel, a série internacional de espionagem de alta octanagem, após uma gestação conturbada (encomendado antes da pandemia, episódio piloto rejeitado, substituição do diretor original e reformulação radical), o Prime Video é agora o produtor dos dois seriados em streamings mais caros de todos os tempos. O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder custou US $ 465 milhões e o novo drama de seis episódios chega “no quarteirão” com algo em torno de US $ 250 milhões. E isso claramente sem gastar um centavo no roteiro.
Vale a pena? Pode apostar. É Missão: Impossível encontrando A Identidade Bourne encontrando James Bond enquanto olha para Indiana Jones algumas vezes ao longo de seu caminho irresistível.
Ele abre, como um remake de Hollywood de Bodyguard, com o mesmo Richard Madden tendo traumas causados no banheiro de um trem. Desta vez, ele está mais ferrado do que nunca, porque as pessoas de fora do furdunço lá no Reino Unido vão vê-lo e não podem salvar o dia. Desta vez, ele interpreta Mason Kane, um agente da Citadel, uma rede de espionagem global independente composta por pessoas cansadas de corrupção política e infiltração criminosa estragando a espionagem comum e deixando os pequenos desprotegidos.
Sua parceira (e ex-esposa) é a sempre amuada Nadia Sinh (Priyanka Chopra Jonas), que se parece com Jessica Rabbit, mas que é uma ótima agente, talvez até melhor que Kane, e todos a respeitam e a levam muito a sério.
O trem explode porque Citadel foi traído por um dos seus para Manticore, um sindicato do crime global farto dos mocinhos cortando seu tempo e lucros. Vamos para oito anos depois e nossos agentes estão vivendo vidas normais em cidades separadas, sem absolutamente nenhuma lembrança de sua existência anterior como um casal de agentes casados sendo explodidos em trens. Mas quando Manticore rouba uma maleta cheia de segredos supersecretos da Citadel que os permitiria estabelecer uma Nova Ordem Mundial, os remanescentes da Citadel se reúnem para uma última luta. E por “remanescentes” quero dizer Stanley Tucci como o supertop Citadelaagente Bernard Orlick, que rastreia Kane, sequestra ele e sua família – mas de uma maneira legal, porque são mocinhos, lembre-se – e o lança em uma missão que o reunirá com Nadia, colocando-o de novo no caminho de Sinh enquanto ele é casado e feliz com uma mulher normal chamada Abby (Ashleigh Cummings).
É basicamente um crack televisual. Reviravoltas, explosões, socos à moda antiga, a implantação de dispositivos ultrajantes da linha Deus Ex Machina da Acme, cenas de tortura e novos locais (os Alpes, Londres, todos os Estados Unidos, Paris, Espanha, Irã – posso ter perdido um poucos em meu estado delirante e de olhos vidrados), são divididos em um longo e glorioso fluxo. E bem quando você está pensando “Eu poderia ter um momento de silêncio agora”, aparece Lesley Manville se divertindo como a embaixadora do mal Dahlia Archer para fazer um discurso preciso e devastador, demolindo uma jornalista ou ordenando que o tronco cerebral de alguém seja cortado enquanto ela colhe rosas ou termina um café da manhã leve.
Esta versão de Citadel é a nave-mãe – haverá vários spin-offs feitos sob medida para diferentes países, muitos dos quais já começaram a ser filmados. Só espero que a magia viciante se traduza a cada vez. Todo mundo merece ter essa diversão absurda.
5 pipocas!
Disponível na Amazon Prime Video.