A Prefeitura de Campo Grande deu início nesta semana às obras de recuperação da ponte sobre o canal do Córrego do Prosa, na altura da Rua José Antônio. No local, serão feitos o reforço da fundação e a recuperação estrutural da ponte. Segundo informações da Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos, com a persistência das chuvas intensas houve um deslizamento de cotas superior para inferior, causando o afundamento do solo. Por precaução, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito realizou a interdição do local.
“As chuvas castigaram muito a nossa cidade, Campo Grande até que suportou bem a enorme quantidade de chuvas se comparamos com outras capitais”, avalia a fisioterapeuta Janice Oliveira, 42 anos, que acompanhou o início dos serviços no local.
O secretário de infraestrutura e serviços públicos, Domingos Sahib Neto, informa que além dos serviços estruturais no leito do córrego e nas estruturas da ponte, será feito ainda o recapeamento do asfalto da ponte e a sinalização de trânsito adequada. “A população teve paciência até aqui, mas fizemos os estudos, projetos e contratação da obra no mais curto espaço de tempo para devolver a mobilidade dessa região. Em 30 dias teremos de volta a ponte e tão logo fiquem prontas as intervenções, o tráfego será reestabelecido por completo”.
O investimento da obra, que irá recompor o fundo do córrego e a estrutura da ponte, é de R$ 710 mil e deve durar cerca de 30 dias.
No último dia 31 de janeiro, fortes chuvas aumentaram significativamente o nível d’água do Córrego Prosa, que verteu sobre a ponte existente. Isso fez com que houvesse desprendimento do solo sob a estrutura da ponte ao nível do canal, o que comprometia a estrutura. As obras em curso têm o objetivo de recompor o fundo do córrego e recompor a estrutura da ponte, permitindo sua abertura para o trânsito de veículos em segurança.