A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (14/2) a Operação Duplex Latus, como forma de reprimir o tráfico internacional de entorpecentes. São três mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva cumpridos em Mundo Novo, na região Sul do Estado.
As investigações começaram em junho do ano passado, quando uma mulher foi presa transportando 364 quilos de maconha em Três Lagoas. Na ação, o comparsa dela conseguiu escapar.
Durante os trabalhos, o homem foi identificado. Os policiais descobriram que ele utilizava nome falso e também havia um mandado de prisão em aberto.
Nesta manhã, durante o cumprimento da determinação judicial, o suspeito tentou nova fuga pelo telhado da casa onde estava, porém, acabou detido. No local os agentes encontraram tabletes de maconha.
O nome da operação, Duplex Latus, ilustra a identidade falsa utilizada pelo foragido da Justiça. Em latim, o termo significa ‘dupla face’.
De acordo com a PF, a investigação que resultou na ação visa identificar fornecedores, destinatários e demais responsáveis pela logística de transporte de entorpecente.