Campo Grande inicia nesta sexta-feira (25), a aplicação da quarta dose de vacina contra a Covid-19 para pessoas com 20 anos ou mais. A imunização somente poderá ser aplicada após quatro meses da administração da terceira dose.
Segundo a secretaria municipal de Saúde (Sesau), a ampliação do público-alvo tem o objetivo de reduzir os riscos de aumento de casos da doença em razão de uma nova variante, a BQ.1.
A Sesau aponta que mesmo a variante não tendo sido isolada em Campo Grande, já está em circulação em estados próximos, como São Paulo e Rio de Janeiro.
“Isolar a variante é só uma questão de tempo, porque sabemos que, com a facilidade de voos, principalmente, ela já deve estar circulando na cidade”, comenta a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo. Para ela, um reflexo disso é o aumento no número de atendimentos a pacientes sintomáticos respiratórios e na busca por testes de diagnóstico.
A estratégia de aplicar o segundo reforço em toda a população até os 18 anos objetiva evitar que o cenário presenciado pela população entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano se repita. “Na época, tivemos uma crescente gigantesca no número de casos positivos, e uma positividade mais de 40% em um dos meses. Nesse momento cerca de 6,9% dos testes têm o resultado positivo, mas devemos permanecer alertas”, conclui a superintendente.
Confira abaixo os locais que oferecem a vacinação: