A Corrida do Pantanal chega para ocupar o lugar da Volta das Nações, evento que fez parte da história de vida de milhares de atletas, sejam amadores ou profissionais, e que será realizada no dia 9 de outubro, em Campo Grande.
Sesi e TV Morena retomam a parceria para promover a tradicional corrida de rua, agora com novo nome, que valoriza ainda mais nossas riquezas naturais. Na segunda-feira (15), o Edifício Casa da Indústria recebeu parceiros, diretores do Sistema Indústria e convidados para o lançamento da Corrida do Pantanal.
A assinatura do termo de parceria entre Sesi e TV Morena marcou a retomada da principal prova de rua do calendário de atletismo do Estado. Ao fazer a abertura do evento, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a importância de retomar a prova como forma de divulgar as riquezas de Mato Grosso do Sul para o Brasil e o mundo.
“Entendemos que essa corrida trouxe um sucesso muito grande para o Estado. Nosso Pantanal está na moda e queremos dar oportunidade para que as pessoas conheçam o Pantanal em nível regional e nacional”, afirmou Longen.
Para 2022, são previstas três provas: caminhada de 5 km e corridas de 7 km e 15 km. O ponto de partida e chegada será o Bioparque Pantanal, o mais novo cartão-postal de Campo Grande. Já os percursos contornam o Parque das Nações Indígenas e adentram o Parque dos Poderes, em uma das regiões mais arborizadas da capital.
CAMPEÃO PARALÍMPICO
O paratleta Yeltsin Jacques, de 30 anos, foi anunciado como padrinho da Corrida do Pantanal 2022. Natural de Campo Grande, Yeltsin participou durante a juventude de todas as edições da Volta das Nações. O evento serviu como base para uma carreira de sucesso no atletismo. Além de vários resultados expressivos em torneios de nível nacional e internacional, Yeltsin sagrou-se campeão paralímpico em Tóquio 2020.
“Em nome do atletismo sul-mato-grossense, quero agradecer à Fiems e à TV Morena por acreditarem no esporte e estarem revivendo essa corrida maravilhosa. Fico muito feliz em ser padrinho e quero seguir representando meu Estado”, afirmou Yeltsin.
HISTÓRIA
A Volta das Nações teve seis edições entre 2009 e 2014, todas realizadas pelo Sistema Fiems e pela TV Morena. A programação do evento contava com provas de 10 km e meia-maratona de 21 km, além da caminhada.
A evolução do número de participantes a cada ano mostra que o evento caiu no gosto do sul-mato-grossense: de 6 mil inscritos em 2009 para mais de 26 mil em 2014. Além da grandiosidade em termos de público, uma das marcas da Volta das Nações foi a participação de atletas de elite brasileiros e estrangeiros.
INSCRIÇÕES E PRÊMIOS
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta se inscrever pelo site: www.corridadopantanal.com.br
Para estimular a participação popular, serão sorteados dois automóveis e cinco motocicletas zero km entre os corredores.