Liderada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), a equipe é responsável por desenvolver estratégias de combate à doença em todos os 79 municípios
O Governo de Mato Grosso do Sul criou um grupo técnico de enfrentamento à varíola dos macacos. Liderada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), a equipe é responsável por desenvolver estratégias de combate à doença em todos os 79 municípios sul-mato-grossenses.
Segundo o assessor militar da SES, coronel bombeiro militar Marcelo Fraiha, que coordena o trabalho, o Governo do Estado já está atuando em estratégias de enfrentamento à infecção causada pelo vírus Monkeypox.
“Já foram elaborados e emitidos para os municípios a comunicação de risco, o informe epidemiológico e o plano de contingência. Também criamos uma sala de situação que avalia o cenário epidemiológico em todos os municípios”, destacou o coronel, que foi um dos gestores da pandemia de Covid-19 em Mato Grosso do Sul.
Desde que a transmissão da varpiola dos macacos entrou no radar das autoridades de saúde de todo o mundo, Mato Grosso do Sul confirmou oito casos da doença, sendo sete em Campo Grande e um em Itaquiraí. Uma morte na Capital é investigada.