Depois de semanas com tempo seco, a chuva chegou em Campo Grande e amenizou o calor na noite deste domingo (7). Com isso, a queda nas temperaturas deve ser registrada entre terça-feira (9) e quinta-feira (11), com temperatura mínima de 7ºC.
Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), a temperatura “despenca” por causa de uma mudança atmosférica, aliada ao transporte de umidade vinda da Amazônia.
Ainda segundo o centro, a umidade vinda da Amazônia vai favorecer chuvas moderadas e tempestades no estado. De acordo com o meteorologista Natálio Abrão, entre os dias 9 e 12 de agosto, pode chover 39 milímetros em Campo Grande, 59 mm em Dourados, 33 mm em Corumbá e 25 mm em Ponta Porã.
Confira a previsão para a semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):
- Segunda (8) – a temperatura deve variar entre 18ºC e 25ºC;
- Terça-feira (9) – a previsão é que Campo Grande registre a mínima de 11ºC e máxima de 19ºC;
- A partir da quarta-feira (10) o frio chega na capital e a variação acontece entre 7ºC a 18ºC;
- Na quinta-feira (11) a variação é de 8ºC a 21ºC;
- A sexta-feira (12) será de mínima de 12ºC e máxima de 26ºC.
O novo aglomerado de nuvens traz alívio e favorece uma umidade relativa do ar um pouco mais alta. Nos últimos dias, a umidade estava entre 20 e 40% – que se aproxima ao clima registrado em desertos. Os índices devem aumentar e, nesta segunda-feira, está em 85% conforme o Inmet.