Ao todo, estão inscritos 15 clubes, divididos em três grupos. A chave A conta com Juventude AG (MS), Corinthians (SP), Pato Futsal (PR), Joinville (SC), Marechal Futsal (PR). O B tem São Paulo (SP), ACEL Chopinzinho (PR), Carlos Barbosa (RS), Minas Tênis Clube (MG) e Santo André (SP). Já o grupo C é formado por Foz Cataratas (PR), Sorocaba/Magnus Futsal (SP), Jaraguá Futsal (SC), Vasco da Gama (RJ) e São José dos Pinhais (PR).
“O melhor do futsal nacional estará aqui em Mato Grosso do Sul, em uma semana com muitos jogos de alto nível técnico. É um evento que vai atrair um grande número de pessoas, divulgar ainda mais a modalidade, inspirar futuros atletas e, além disso, fomentar a economia local”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho.
De acordo com o regulamento da competição, as equipes jogarão entre si, em turno único e dentro das respectivas chaves, e os dois melhores de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados, avançam às quartas de final, seguindo o sistema mata-mata para semifinal e final.
As três melhores equipes disputarão a etapa mundial da Copa, que ocorrerá de 10 a 15 de maio, na Arena Albertina Salmon, em Paranaguá (PR). Segundo a organização do evento, serão 12 times na disputa de diversas partes do mundo. O Corinthians é o atual bicampeão do certame.
Além da Copa Mundo Futsal Sub-21, etapa nacional e mundial, mais duas competições terão sede em Mato Grosso do Sul: Copa Mundo do Futsal adulta feminina, de 22 a 27 de agosto, em Campo Grande, além do torneio na categoria sub-18, que acontecerá de 5 a 10 de setembro, em Dourados.