Até a próxima sexta-feira, dia 11 de fevereiro, uma rede de farmácias campo-grandense garantiu que terá à disposição de seus clientes a comercialização de autotestes para o coronavírus. Isto que significa que, após a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no fim de janeiro, esta é a primeira vez que esse tipo de diagnóstico chega ao Estado de Mato Grosso do Sul.
Segundo a Pague Menos, empresa no segmento de varejo de produtos farmacêuticos, o “Autoteste COVID Ag Detect”, da marca Eco Diagnostica, será vendido ao custo de R$ 69,90 nas 18 unidades da rede na Capital. Até 11 de fevereiro, é provável que o estoque já estará “completo”.
Os primeiros kits foram recebidos pela empresa no dia de ontem (3), quando já começaram a ser distribuídas às lojas da marca em todo o Brasil. Outros autotestes aprovados pela agência reguladora – conforme planilha on-line contendo nome do produto, fabricante, registro e validade dada pela Anvisa – também estarão tanto nas prateleiras quanto no site da rede.
Como usar – As instruções orientam lavar corretamente as mãos com água e sabão, assoar previamente o nariz, ler a bula por completo, retirar o lacre da solução diluente e colocá-lo no orifício de suporte, contido no canto superior direito da embalagem.
Em seguida, inserir o swab (cotonete) até 1,5 centímetros na narina, até atingir a curva, e girar pelo menos 10 vezes. Deve-se repetir o mesmo procedimento na outra narina, em seguida colocar o swab na solução diluente e girar, remover o swab pressionando as laterais do tubo, o retirar da solução diluente e descartá-lo.
Depois desse processo, aperte a tampa filtro no tubo, abra o sachê do dispositivo do teste, aplique quatro gotas nesse dispositivo e aguarde 15 minutos pelo resultado.
Ao jogar o teste no lixo, os componentes devem ser colocados em um saco descartável, para evitar que outras pessoas se contaminem.