Em permanente articulação com as autoridades estaduais e federais na busca de soluções para enfrentamento da pandemia da Covid-19, a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) vem obtendo garantias importantes junto ao governo para conseguir soluções inteligentes em defesa dos interesses da sociedade. O presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir do Couto Júnior (PSDB), cita a sensibilidade do governo diante de solicitações da entidade, como a ampliação de 48 horas no prazo para cumprir as restrições impostas pela reclassificação dos municípios pelo Comitê Prosseguir.
“Em primeiro lugar, como condição absoluta e irreversível, está a saúde, está a vida humana. Mas nós queremos também, dentro de condições adequadas, que as populações sejam atendidas na demanda básica da sobrevivência digna, no sustento de suas famílias, de suas atividades de geração de renda, sem prejudicar os cuidados preventivos definidos cientificamente”, enfatiza Couto Jr. A Associação havia sido surpreendida pela decisão governamental que alterou a classificação dos municípios apenas dois dias depois da última reunião ordinária do programa.
PARCERIA
“As prefeituras são parceiras do Estado no combate à pandemia de Covid-19, mas precisavam de um prazo maior para não prejudicar a população”, considera. “O governo foi sensível ao nosso pedido. Entendemos a situação epidemiológica de Mato Grosso do Sul. O Estado exportou pacientes para outros estados e sofre com a superlotação dos hospitais. O Prosseguir tem credibilidade e somos parceiros do Estado no enfrentamento da pandemia”, reiterou.
Além da Assomasul, as prefeituras de Campo Grande, Fátima do Sul e Naviraí também protocolaram pedidos para ampliar o prazo para adotar as restrições. Até o fim da semana apenas sete cidades estavam classificadas na bandeira laranja (grau de risco médio) e 29 colocadas na bandeira vermelha (grau de risco alto). Durante o período de maior restrição, as polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros estão fiscalizando o cumprimento das regras.