Foi uma grande vitória do municipalismo, diante da situação crítica causada pela pandemia na maioria das famílias. Assim o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Pedro Caravina (PSDB), avaliou a intervenção da entidade e a resposta sensível do governo estadual para que a Sanesul, empresa estadual de saneamento e abastecimento, continue sem cortar o fornecimento de água potável aos usuários inadimplentes.
Caravina, que é prefeito de Bataguassu, submeteu a solicitação ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e ao secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. O governador decidiu então manter por tempo indeterminado, durante a pandemia do Covid-19, a suspensão do corte no abastecimento às famílias carentes que não conseguirem pagar a conta. O documento foi protocolado no dia 30 de junho pelo dirigente da entidade municipalista, Pedro Caravina, durante encontro com Riedel na Segov.
A decisão trouxe um grande alívio para 12 mil famílias (cerca de 50 mil pessoas) cadastradas na Tarifa Social nos 68 municípios atendidos pela empresa. Para os outros usuários com faturas em atraso, a Sanesul definiu uma política de parcelamento de débitos em até 24 prestações com perdão de juros e multa. “Esta ação se torna necessária no presente momento para tentar amenizar os impactos negativos provocados pela pandemia, notadamente às famílias de baixa renda no interior do Estado”, afirmou Caravina.
LUTO
A morte da vice-prefeita de Inocência, Neusa Dias Junqueira, de 58 anos, deixou profundamente abalados os meios municipalistas. Ela não resistiu às complicações causadas pelo coronavírus e morreu no último dia 9, no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas.
Pedro Caravina expressou a dor que tomou conta dos inocencianos e de todos que conviveram ou conheceram a estimada líder política. “Em nome dos 79 municípios do Estado, a Assomasul expressa profundo pesar pelo falecimento da vice-prefeita Neusa Dias Junqueira. Que Deus a tenha e conforte os corações de amigos e familiares nesse momento de dor e tristeza”, enfatizou o dirigente municipalista