Da presença de psicólogos nas escolas às políticas tarifárias de serviços básicos, passando por regularização fundiária, uso da água e condições de trabalho de categorias laborais, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) acolheu em 2019 os mais diversos segmentos para debates, seminários, audiências e outros eventos.
Para o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Assembleia, a quantidade e a qualidade dessas mobilizações regimentais demonstram que o poder cumpre o papel de porta-voz das manifestações do povo. Mesmo com a agenda congestionada em um ano de eleições municipais, Corrêa afirma que os 24 deputados e os espaços de debates continuarão abertos para dialogar e debater com a população.
Ele salienta, inclusive, que o protagonismo popular será ainda mais fortalecido porque seus anseios serão reverberados na campanha e servirão para dar legitimidade aos programas que serão apresentados e defendidos pelos candidatos. Em princípio, os deputados que admitem disputar prefeituras são Pedro Kemp (PT) e Capitão Contar (PSL), em Campo Grande; Marçal Filho (PSDB), Barbosinha (DEM) e Renato Câmara (MDB), em Dourados. Na fila, sem definir, estão ainda João Henrique (PL), Márcio Fernandes (MDB) e Coronel David (PSL), todos em Campo Grande.
INTERATIVIDADE
A Alems entrou em 2020 intensificando os programas de comunicação audiovisual, entre os quais o “MS em Pesquisa”. Com abordagens de caráter educativo e informativo, o canal da TV Assembleia vem aumentando sua audiência a cada dia. Um dos temas já abordados é a Educomunicação. O jornalista Thiago Frison entrevistou a pesquisadora Naiane Gomes de Mesquita. Ela falou sobre essa prática que une ferramentas de comunicação com o ensino.
Naiane investigou práticas de Educomunicação no Estado, fazendo análises de um projeto chancelado pelo Ministério da Educação, o “Educom Rádio”, nos anos 2000. Em Mato Grosso do Sul 20 escolas foram escolhidas, quase a metade em Campo Grande. O “MS em Pesquisa” é exibido no canal 9 da Net, em Campo Grande, às 16h30, nas terças e quintas-feiras; às 15h, aos sábados; e às 16h, aos domingos.