Em discurso na Assembleia Legislativa, na quinta-feira (31), o deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) aproveitou para saudar os profissionais de uma categoria cujas atividades são imprescindíveis para a realização de atos públicos, civis e eventos dos mais diversos: os cerimonialistas. O dia oficial de reverência à categoria em Mato Grosso do Sul é 29 de outubro e foi instituído por uma lei, a 3.543/2008, de autoria do Professor Rinaldo Modesto.
Incluída pelo Executivo no calendário oficial do Estado, o Dia do Cerimonialista reconhece o papel de homens e mulheres que, a qualquer hora do dia ou da noite e em qualquer dia da semana, são chamados para organizar, abrir, apresentar e encerrar as solenidades. “Desde a posse do mais simples líder do país, até investiduras como a do presidente da República, esse profissional cuida dos mínimos detalhes”, afirmou Rinaldo.
Para o deputado, saber que Mato Grosso do Sul foi pioneiro em dedicar um dia comemorativo aos cerimonialistas é motivo de orgulho. “Nosso Estado foi o primeiro do País a oficializar uma data fixa no calendário para reverenciar os homens e mulheres que trabalham com o cerimonialismo. Só em 2009 foi sancionada a lei que tornou a comemoração deste dia uma data nacional”, completou. Segundo os registros, há no Estado mais de 150 empresas abertas. “Por isso, é muito importante valorizarmos esse profissional”, concluiu.