“Aqueles que não gostam de participar da vida política da comunidade, certamente serão governados por aqueles que gostam”. A célebre frase do filósofo grego Platão foi empregada pelo deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) no discurso que fez na Assembleia Legislativa ao defender que o estímulo à formação de uma consciência política deve ser dado às pessoas desde sua infância.
“Uma sociedade se enfraquece quando se distancia das questões que a envolvem diretamente, sobretudo a política. Quando a criança é educada e já tem o incentivo para exercer seu olhar crítico, para compreender que na vida é fundamental participar das decisões, ser um agente social ativo, a sociedade ganha uma condição transformadora”, afirmou. O discurso foi feito no dia em que a Assembleia realizava o Parlamento Kids, um projeto da Escola do Legislativo Ramez Tebet para fomentar o interesse das crianças na política.
Segundo Modesto, as conversas sobre política devem começar o quanto antes. Ele exemplificou citando que sua filha estava entre os participantes do Parlamento Kids que tiveram os microfones do plenário liberados. Disse estar admirado e feliz por ter visto crianças falando que gostariam de um país que invista na educação, que preserve o meio ambiente, que elimine a violência. “Fico contente com a participação das crianças, cabe a todos os cidadãos fomentar a participação de todos e de forma cada vez mais precoce”, defendeu o deputado.
O parlamentar entende ser necessário distinguir a política da “politicagem”, em sentido negativo. “Nada mais importante que discutirmos a importância da política com as crianças. Não a politicagem, esta deve ser abominada. Mas existe uma confusão em torno disso”, disse, explicando que o comportamento político é justamente defender um ideal, como a busca de um mundo melhor para todas as pessoas.
“A Assembleia Legislativa está cumprindo um papel importante com a abertura para crianças e adolescentes. Registro que a Casa de Leis, com o Parlamento Jovem e eventos dessa qualidade, está dando uma contribuição para as futuras gerações, para construirmos um mundo melhor, independentemente de discriminação de raças ou crenças, mas sim com a construção da paz”, assinalou o deputado.
APOIO
É do deputado Professor Rinaldo o projeto de lei que institui em Mato Grosso do Sul o serviço de apoio psicológico e social ao aluno da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade. “Muitos jovens estão solitários e com enormes dificuldades de conviver num ambiente de muita competição”, argumentou.
O parlamentar tucano enfatiza que o jovem estudante encontra dificuldades para conseguir um estágio ou emprego definitivo para começar sua vida profissional. “Isso é frustrante, impacta o sonho do estudante. E os resultados às vezes são os piores possíveis”, assinalou. “Creio que, diante disso, a aprovação do projeto será importante para a saúde mental e amparo social dos jovens”, concluiu.