Cerca de 3 mil pessoas já prestigiaram a peça infantil ‘Aventuras no Mundo Encanado’. O espetáculo tem como foco conscientizar a população sobre o meio ambiente, contando a história da Arareca, uma arara azul que adora fazer rimas e cantar rap. Ao ver o seu habitat ser destruído e a sua espécie ser ameaçada de extinção, a protagonista vai com a família até Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para conscientizar os seres humanos sobre a importância da preservação ambiental.
A grande novidade da peça está na trilha sonora executada por músicos ao vivo, na disponibilidade de tradução simultânea em libras – Língua Brasileira de Sinais -, e também na utilização do recurso da audiodescrição voltada para pessoas com deficiência visual.
Para Dalton Caetano de Andrade, atendido pelo Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florisvaldo Vargas (ISMAC), o tema abordado pela peça é muito importante e com o recurso da audiodescrição, a compreensão do espetáculo fica mais fácil.
“A peça é muito legal e diferente. Para mim foi uma novidade contar com a audiodescrição para entender o que estava acontecendo no espetáculo. Me ajudou muito, já fui em outros eventos e muitas vezes eu tinha que imaginar o que estava acontecendo, já com a audiodescrição fica muito mais fácil entender o que está sendo apresentado”, destacou.
Para Sheila Alves de Oliveira, a peça aborda temas importantes para estimular a conscientização da sociedade sobre o meio ambiente. “Foi uma ótima experiência para aprendermos um pouco mais sobre o meio ambiente. A peça traz trechos emocionantes e mensagens para nos conscientizarmos sobre evitar queimadas, desmatamento, poluição e também de cuidarmos dos animais”, disse.
Viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, o espetáculo ‘Aventuras no Mundo Encanado’ conta com produção da 3 Apitos Cultura e patrocínio da Águas Guariroba. O espetáculo conta com a apresentação do grupo Florescer do Cerrado, com direção de Lu Bigatão e direção de trilha de Willian Carvalho.