Na semana que antecede o Dia do Índio, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Professor Rinaldo (PSDB), discursou sobre as ações do Governo do Estado entre as comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul, sobretudo em relação à Caravana da Saúde Indígena, que teve mais uma edição neste último final de semana na Aldeia Lagoinha, Distrito de Taunay, em Aquidauana.
Conforme dados do último censo do IBGE, Mato Grosso do Sul é o segundo estado brasileiro com maior população de indígenas, 77 mil, ficando atrás apenas do Amazonas, que conta com 183 mil índios.
O Governo do Estado, por meio da Caravana da Saúde Indígena, atendeu cerca de 3 mil indígenas no município de Aquidauana. O programa já teve uma edição em Miranda, no mês de novembro e fará ainda ações nas aldeias de Dourados, Amambai e em toda a região de fronteira. “É uma ação inédita de aproximação do serviço de saúde com as comunidades indígenas”, afirmou o deputado.
A Caravana da Saúde Indígena oferece 22 tipos de atendimentos entre exames e consultas. São eles 10 tipos de exames (de Câncer de Pele, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, Mamografia, PSA, Preventivo Papanicolau, Prevenção ao Câncer Bucal, Ultrassom, Hemograma, Raio-X) e 12 tipos de consultas (Angiologista, Cardiologista, Dermatologista, Endocrinologista, Ginecologista, Neurologista, Odontologista, Oftalmologista, Ortopedista, Pediatra, Psiquiatra, Urologista). São realizadas ainda cirurgias eletivas, como de vesícula, hérnia e laqueadura e tratamento de saúde bucal.
“Na época das eleições, algumas pessoas, usando de uma politicagem baixa, tentaram denegrir a imagem do governador, diziam que o Governador Reinaldo, pelo fato de ser produtor rural, não gostava do povo indígena. E o Governador Reinaldo foi o governador que mais investiu na melhoria de vida dos nossos irmãos indígenas na história do nosso Estado. Pela primeira vez na história de nosso Estado temos uma subsecretaria para tratar de assuntos indígenas. Houve grande investimento para o desenvolvimento da agricultura familiar nas aldeias e agora tivemos a implantação da Caravana da Saúde Indígena, além de inúmeros outros avanços”, concluiu Professor Rinaldo.