A titularização para as famílias assentadas que esperam há mais de 10 anos é prioridade para o Governador Reinaldo Azambuja. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, juntamente com o Secretario Adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna, em encontro com agricultores familiares no Assentamento Piuva V, em Dois Irmãos do Buriti.
Na oportunidade em que o Governador Reinaldo Azambuja esteve no município para entrega de uma patrulha mecanizada, Enelvo e Ricardo estenderam a agenda e foram até o assentamento para conversar com os agricultores e levar a boa noticia.
Segundo Enelvo, o Governador Reinaldo solicitou empenho por parte da equipe, o que inclui a cedência de servidores, em uma força-tarefa para dar celeridade na titularização dos lotes, tanto de assentados pelo Governo Federal quanto Estadual. “O que nós queremos é uma agricultura familiar forte”, completou o diretor-presidente. Ele lembrou que as atividades da Agência convergem no sentido de dar condições aos agricultores familiares do Estado de produzirem cada vez mais e melhor, ajudando a reverter o quadro de importação de alimentos, que hoje ainda ultrapassa os 70% do que é consumido pelos sul-mato-grossenses.
O secretário adjunto Ricardo Senna comentou os resultados que já vem sendo colhidos com a reforma administrativa que resultou na fusão de secretarias e no caso especifico da união da estrutura responsável por desenvolvimento e meio ambiente com a responsável por produção e agricultura familiar foi extremamente positiva. “Desburocratizamos vários processos aproveitando a experiência das equipes que se uniram, reduzimos custos e estamos contentes em poder potencializar ainda mais as ações já realizadas pelas vinculadas que assumimos”, acrescentou.
O encontro, que reuniu dezenas de famílias de agricultores familiares, tanto do assentamento Piuva V quanto do Assentamento Paulo Freire, foi encerrado com um jantar marcando a boa fase das ações voltadas à produção no Estado.