Para comemorar o Dia da árvore, 21 de Setembro, a Águas Guariroba e o Programa Água Brasil promovem amanhã (21) um minicurso sobre técnicas de cultivo, plantio e manutenção de árvores nativas do cerrado. A atividade será voltada a estudantes e trabalhadores rurais que atuam em fazendas localizadas na área de proteção ambiental do córrego Guariroba. No período da manhã, a aula será das 8h30 às 10h30 no viveiro de mudas da estação de tratamento de esgoto Los Angeles, no bairro Jardim Colorado, em Campo Grande.
A primeira etapa do minicurso será ministrada no viveiro da estação de tratamento de esgoto Los Angeles, onde são produzidas 50 mil mudas por ano, destinadas principalmente às áreas de mananciais. No local, os participantes poderão conhecer as principais espécies do cerrado, aprender a forma correta de realizar o plantio e também técnicas de manutenção para melhorar a resistência das plantas. À tarde, das 13h30 às 15h30, será realizada uma aula prática na área de proteção ambiental do Guariroba, onde os alunos poderão ver na prática a importância das ações de recuperação de solo, manejo e cuidado das árvores.
As aulas serão ministradas pelo agrônomo e consultor em áreas degradadas Rogério Fontes Pereira e pela analista em conservação Flávia Accetturi Szukala Araujo, da WWF, e do gerente responsável pela manutenção da fazenda Velho Saltinho, Adriano Melo. Também participa do evento a Associação de Recuperação Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba.
Além de comemorar o Dia da Árvore, o objetivo é promover conscientização sobre a importância das boas práticas de cultivo e manutenção para garantir a sobrevivência das mudas destinadas à recuperação da mata ciliar. Por se tratar do principal manancial que abastece a Capital, a área de proteção ambiental do córrego Guariroba está incluída em programas que incentivam os produtores rurais a realizarem ações de conservação em suas propriedades – o Programa Água Brasil, uma parceria do WWF-Brasil com o Banco do Brasil, a Agência Nacional de Águas e a Fundação Banco do Brasil, e o “Manancial Vivo”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e também da Agência Nacional de Águas (ANA).
Bosque das Palavras
A celebração pelo Dia da Árvore continua na sexta-feira (23), com o lançamento do Projeto Bosque das Palavras, que visa promover a arborização em escolas e parques nos bairros da Capital. A ideia é sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação das árvores e incentivar os moradores a participarem do cuidado destas áreas verdes. O primeiro plantio será às 14h, na escola Élia França Cardoso, bairro São Conrado (Rua Sargento Jonas Sérgio de Oliveira, 297). A ação é uma parceria entre a Águas Guariroba, a rádio Blink 102, a Unimed Campo Grande e a Alvorada materiais de Construção. (Assessoria)