Teatro, plantio de mudas e informação. Assim foi a tarde da Águas Guariroba com moradores do bairro Aero Rancho, na última sexta-feira, 12. Com o avanço das obras do Programa Sanear Morena no bairro, a concessionária promoveu uma reunião para que a comunidade tirasse dúvidas a respeito da conexão dos imóveis à rede de esgoto.
A programação começou com a apresentação da peça de teatro de bonecos “Guaribinha e sua turma no Mundo Encanado” para crianças da escola do bairro. A comunidade também pode participar do plantio de mudas na praça onde foi realizado o evento, na Rua Venezuela.
De acordo com o coordenador de Projetos Sociais da Águas Guariroba, Willian Carvalho, a ação teve três importantes finalidades: levar recreação e educação ambiental para as crianças, plantar mudas e informar a população sobre os benefícios da rede de esgoto. “Tivemos recreação e para as crianças e conteúdo informativo para a comunidade. Também deixamos um legado, as mudas plantadas na praça, que irão contribuir na arborização do local”, afirmou Willian. A praça recebeu 15 árvores de espécies nativas do cerrado, como paineiras, tarumã e angico.
Para o morador Armando Rosa, de 65 anos, motorista que reside no Aero Rancho há 23 anos, a chegada da rede de esgoto traz benefícios para a região. “Melhora muito porque a gente não vai mais precisar limpar a fossa, como acontece regularmente. As casas serão mais valorizadas, vai ser muito bom pra gente”, destacou. “Com essa reunião a gente fica sabendo do que está acontecendo: como estão as obras, o que será cobrando da gente, como conectar à rede quando estiver pronta. É bom pra tirar dúvidas”, reforçou.
As informações sobre o serviço de esgoto que está sendo implantado no bairro, foram apresentadas pelo gerente de engenharia da concessionária, Kamilo Reis. “Em Campo Grande o esgoto já está disponível para mais de 80% da população. Tudo o que é coletado, é tratado. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, traz mais saúde para a população”, destacou. Com os investimentos da Águas Guariroba, a rede de esgoto saltou de 29% de cobertura da cidade para os atuais 80%. De 2003 a 2015 o índice de internações por doenças diarreicas caiu 91% em Campo Grande, conforme dados levantados através do DATASUS, do Ministério da Saúde. As doenças diarreicas estão diretamente ligadas ao saneamento básico
Estudo feito com base nos dados do IBGE (Censo, Contagem e estimativas da população), cruzados com informações do Departamento de Informática do Ministério da Saúde, o Datasus, mostra que de 2003 a 2015. Neste período, a rede de esgoto foi ampliada na Capital.
Nilson Ferreira de Oliveira, presidente do bairro, destacou que a concessionária cumpre um importante serviço à comunidade ao levar informação aos moradores. “Estar presente no bairro, dando explicação, orientando melhor a população, é muito importante porque a empresa está com obras diariamente por aqui, então nós precisamos entender como é este serviço que estamos recebendo para as nossas casas”, disse. (Assessoria)