Complementando o trabalho que já é realizado visando o fortalecimento do serviço de inspeção animal e vegetal de Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja entregou na tarde desta segunda-feira (4), 26 novos veículos que serão distribuídos para unidades da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) em 19 municípios.
Durante a solenidade de entrega, Reinaldo anunciou ainda que outros 21 municípios devem receber novos veículos quando ocorrer a liberação dos recursos referentes a segunda parte do convênio firmado com o Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA). “Quanto mais presente e fortalecida a inspeção, melhor a qualidade dos produtos que o Estado pode oferecer”, afirmou.
Para o Secretário Adjunto de Produção e Agricultura Familiar, Jeronimo Alves Chaves, a ampliação dos investimentos em sanidade é importante para fortalecer a competitividade dos produtos e assim aumentar as chances de abertura de novos mercados.
Jeronimo comentou ainda que o amplo trabalho de defesa sanitária que vem sendo realizado só é possível graças à sensibilidade do governador, que conhece as demandas do setor e sabe das dificuldades enfrentadas com a extensão das fronteiras. “Nossa carne tem qualidade e chega à mesa de consumidores exigentes em um número expressivo de Países. Mais do que oferecer um bom produto, precisamos trabalhar diuturnamente para manter sua qualidade”, comentou Jerônimo. Para ele a excelência do trabalho da Iagro é o principal selo de qualidade dos produtos do Estado.
Luciano Chiochetta, diretor-presidente da Iagro, destacou as recentes conquistas do Estado, resultado do trabalho da equipe da Agência, dos parceiros e do reforço nos investimentos feito pelo Governo do Estado, lembrando o reconhecimento de Mato Grosso do Sul pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) com o status de ‘livre de peste suína clássica’ e a liberação da exportação de carne dos municípios da fronteira que compuseram a Zona de Alta Vigilância (ZAV) para a União Europeia, anunciada recentemente pelo Ministério.
Luciano reforçou ainda a importância de utilizar os novos veículos com zelo e consciência, lembrando sempre que é um bem público, uma ferramenta de trabalho, um patrimônio a ser preservado.
Inspetores regionais das unidades de Nova Andradina, Dourados, Naviraí, Jardim, Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Ponta Porã e Costa Rica, além dos coordenadores da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Iagro (Dipoa), Divisão de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV), Coordenadoria de Barreiras e um representante da Diretoria receberam das mãos do governador Reinaldo as chaves dos veículos. (Assessoria)