A reação de Pequim aumenta ainda mais as tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

Em escalada ao que pode vir a ser uma guerra comercial sem precedentes, a China anunciou hoje (04/04) que vai impor uma tarifa de 34% sobre produtos norte-americanos importados, além das tarifas já existentes.
A medida é uma retaliação ao presidente dos EUA, Donald Trump, que, nessa quarta-feira (02/04), no “Dia da Libertação“, anunciou uma taxa de 34% contra produtos chineses, que entrarão em vigor amanhã (05/04). A nova taxa se somará a uma tarifa já aplicada de 20% especificamente a produtos chineses. Ou seja, no total, os produtos chineses vão pagar 54%.
A reação de Pequim aumenta ainda mais as tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo. A tarifa chinesa entrará em vigor a partir de 10 de abril, de acordo com o Conselho de Estado, o gabinete da China.
Nessa quinta-feira (3/4), Trump indicou que estava disposto a fechar um acordo em troca da aprovação de Pequim para vender a empresa de mídia social TikTok.
Empresa não confiáveis
Como parte das medidas retaliatórias, Pequim também colocou controles de exportação em 16 empresas norte-americanas e suspendeu a elegibilidade de seis empresas vinculadas aos EUA para exportar para a China.
Outras 11 empresas americanas, incluindo a fabricante de drones Skydio, foram colocadas na lista de entidades não confiáveis. Além disso, a China imporá mais restrições às exportações de alguns minerais de terras raras.
Essas medidas aumentam ainda mais as tensões comerciais entre os dois países, com potencial para afetar significativamente as relações econômicas globais. Analistas alertam para o risco de uma guerra comercial sem precedentes, caso as disputas não sejam resolvidas por meio de negociações.
Resposta de Trump a retaliação da China
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou que a decisão da China de aplicar tarifas recíprocas de 34% aos Estados Unidos, a partir de 10 de abril, como resposta ao tarifaço anunciado por Trump nessa quarta-feira (2/4) era uma jogada errada. O valor da taxa aplicado pela China é o mesmo anunciado pelos EUA.“A China jogou errado, entrou em pânico – a única coisa que não pode se dar ao luxo de fazer”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.