Com videomonitoramento e policiamento escolar, a volta às aulas traz mais segurança para estudantes e professores em Mato Grosso do Sul.

Mais de 180 mil estudantes retornaram às aulas na última segunda-feira (17/02) nas 348 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Além do acolhimento pedagógico, a Secretaria de Educação (SED) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) atuam de forma integrada para garantir um ambiente escolar seguro para todos.
Presente nos 79 municípios do Estado, a Rede Estadual de Ensino (REE) conta com o programa ‘Escola Segura, Família Forte’, coordenado pela Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCOM/Sejusp). A iniciativa é pioneira no Brasil e foi criada em 2017 para fortalecer a segurança no ambiente escolar. Em Campo Grande, todas as escolas estaduais são atendidas pelo programa, que dispõe de policiamento especializado e viaturas dedicadas exclusivamente à ronda escolar.
Tecnologia e monitoramento para maior segurança
O programa ‘Escola Segura, Família Forte’ conta com um sistema eficiente de comunicação entre as unidades escolares e as forças de segurança. Diretores e coordenadores podem acionar as equipes de policiamento escolar por meio de celulares disponíveis nas viaturas e de um grupo exclusivo no WhatsApp, garantindo respostas rápidas a qualquer situação.
Além disso, o Governo do Estado investe no videomonitoramento das escolas por meio do Centro de Operações de Segurança Integrado (Cosi), que opera 24 horas por dia. Com um tempo de resposta de até 10 minutos, as equipes de segurança acompanham imagens em tempo real e, em caso de necessidade, acionam a Polícia Militar imediatamente.
Segurança e foco nos estudos
Na Escola Estadual Teotônio Vilela, em Campo Grande, os mais de 1.780 alunos começaram o ano letivo com o reforço da ronda escolar. Para a estudante Giovana Alves, do 3º ano do Ensino Médio, sentir-se segura na escola permite que ela se concentre em seus objetivos acadêmicos. A mesma opinião é compartilhada por Nátali Aparecida, que afirma que a presença do policiamento escolar a deixa mais tranquila para se preparar para o vestibular.
Pais de alunos também reconhecem a importância das melhorias na segurança. O aposentado Antonio João Bobadilha Bento, que tem duas filhas na escola, destaca a relevância do monitoramento e das melhorias estruturais, como a instalação de ar-condicionado nas salas de aula.
Investimento contínuo na segurança escolar
Desde 2023, a Coordenadoria Geral de Inteligência e Segurança Escolar (CGI) tem reforçado o monitoramento das unidades de ensino. As escolas da REE possuem até 16 câmeras instaladas, e diretores podem acionar um ‘botão de alerta’ digital em caso de emergência. Além disso, um canal de comunicação permite o envio de denúncias e solicitações de manutenção dos equipamentos de segurança.
Com essas iniciativas, Mato Grosso do Sul se destaca como referência nacional em segurança escolar, garantindo um ambiente protegido para que alunos e professores possam focar no aprendizado com tranquilidade.
Fotos (capa e interna): Everton Gentil/SED