Estado se destaca com previsão de aumento de 4,4% no Produto Interno Bruto, impulsionado pelo agronegócio e investimentos em celulose.
De acordo com a consultoria Tendências, o estado deve registrar um aumento de 4,4% no Produto Interno Bruto (PIB), superando a média nacional e outros estados como Mato Grosso, previsto para crescer 3,7%.
![](https://folhacg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Eucalipto-Foto-Alvaro-Rezende-300x200.jpg)
![](https://folhacg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Eucalipto-Foto-Alvaro-Rezende-300x200.jpg)
O agronegócio é apontado como o principal motor desse crescimento, especialmente com a expectativa de uma safra recorde de grãos que pode atingir 322,25 milhões de toneladas na região Centro-Oeste. Além disso, a indústria de papel e celulose desempenha um papel significativo, com investimentos de R$ 75 bilhões previstos para Mato Grosso do Sul até 2028, representando mais de 70% dos aportes nacionais no setor.
Nos últimos seis anos, o PIB de Mato Grosso do Sul dobrou, impulsionado pela revolução no agronegócio, agroindustrialização e a chegada de grandes empreendimentos no setor de florestas e celulose. Com condições climáticas favoráveis, a agricultura deve se consolidar ainda mais como um dos principais motores econômicos da região.
Compromisso com o progresso
Mais de R$ 25 milhões em obras vão chegar ao interior de MS, levando qualidade de vida e desenvolvimento. Os investimentos reforçam o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com o progresso e a modernização da infraestrutura em diferentes regiões do Estado.
A coordenadora de Estatística e Economia da Semadesc, Bruna Dias, destaca que o ciclo de investimentos e a expansão da agroindústria têm gerado impactos significativos no mercado de trabalho, aumentando a ocupação e promovendo o crescimento da renda média da população.
Com esses indicadores, Mato Grosso do Sul reafirma sua posição de destaque no cenário econômico nacional, evidenciando um desenvolvimento robusto e sustentável.
Fotos: Álvaro Rezende