Hugo Moura, na etapa final, anota o gol solitário em São Januário e que garante o primeiro triunfo com Coutinho em campo; time chega a 40 pontos
O Vasco deixou para trás a eliminação na semifinal da Copa do Brasil e, mesmo sem jogar bem, derrotou por 1 a 0 o Cuiabá na noite desta quinta-feira (24), em jogo atrasado da 19ª rodada do Brasileirão. A torcida, em demonstração de apoio, compareceu em peso e viu, no começo do segundo tempo, Hugo Moura anotar o gol solitário em São Januário. Esta, aliás, foi a primeira vitória com Coutinho em campo.
O resultado mantém o time carioca em décimo na tabela, agora com 40 pontos, e aumenta a gordura para o Z4. Por outro lado, reduz a distância para o Bahia, sétimo com 46 somados, e adversário da próxima rodada.Além disso, os comandados de Rafael Paiva encerraram jejum de oito jogos sem triunfos na temporada. Ao todo, foram 53 dias sem festejar uma vitória. Faltam, portanto, mais oito partidas para o Cruz-Maltino buscar seu principal objetivo no campeonato: voltar a disputar uma competição continental em 2025. O Cuiabá, por sua vez, permanece afundado no Z4, em 19º, com 27 pontos, cinco a menos do que o Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
ATUAÇÕES DO VASCÃO. CONFIRA!
Faltou tudo nos 45 minutos iniciais
A primeira etapa foi fraca tecnicamente, com muitos erros de ambos os lados e falta de inspiração para aproveitar as brechas defensivas. Isidro Pitta assustou em finalização de fora da área, enquanto os donos da casa só levaram perigo aos 30 minutos, quando Paulo Henrique fez lançamento para Vegetti. Entretanto, o zagueiro Bruno Alves fez ótimo bloqueio. Pouco depois, Léo desperdiçou boa oportunidade. Ao apostar unicamente em cruzamentos e não ser bem-sucedido, o Vasco deixou o campo sob vaias dos torcedores.
Vasco, enfim, acorda
Logo no minuto inicial, o Cuiabá levou perigo em finalização de Gustavo Sauer que passou à direita de Léo Jardim. A partir daí, o Cruz-Maltino fez os seus melhores 15 minutos no jogo, com mais intensidade no campo ofensivo. Aos sete, João Victor cabeceou, a bola bateu no braço de Marllon, voltou no zagueiro vascaíno antes de sobrar para Hugo Moura finalizar de primeira e abrir o placar. Fora o gol, o time carioca apresentou pouco ofensivamente. Com a necessidade de pontuar, o Cuiabá se lançou à frente e deu muito trabalho para a defesa cruz-maltina, em especial com Pitta. Mas faltou qualidade ao Dourado para buscar uma melhor sorte na Colina.
VASCO 1×0 CUIABÁ
Jogo atrasado da 19ª rodada do Brasileirão
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Gol: Hugo Moura, 7’/2ºT (1-0)
Data: 24/10/2024 (quinta-feira)
Público: 16.698 (16.304 pagantes)
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique (Jean David, 34’/1ºT), João Victor, Léo e Leandrinho (Maxime Dominguez, 23’/2ºT); Hugo Moura, Mateus Carvalho (Payer, 41’/2ºT), Puma Rodríguez e Philippe Coutinho (Jair, 22’/2ºT); Emerson Rodríguez (Lucas Pitón, intervalo) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
CUIABÁ: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Bruno Alves e Ramon (Max, 42’/2ºT); Filipe Augusto (Jonathan Cafu, 42’/2ºT), Fernando Sobral e Lucas Fernandes; Gustavo Sauer (Derik Lacerda, 37’/2ºT), Clayson (Eliel, 27’/2ºT) e Pitta. Técnico: Bernardo Franco.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho Da Silva (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)