Treinamentos abordam temas como integração lavoura-pecuária-floresta, melhoramento genético e produção de carne com menor impacto ambiental
A Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), está com as inscrições abertas para uma série de cursos intensivos que abordam temas cruciais para o desenvolvimento da pecuária brasileira: melhoramento genético, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e manejo de pastagens. Os treinamentos, que serão realizados nos meses de outubro e novembro, na sede da unidade, são direcionados a profissionais, técnicos e acadêmicos do setor.
Melhoramento Genético Animal
Em parceria com a Geneplus Consultoria, a Embrapa oferecerá um curso completo sobre as mais recentes tecnologias aplicadas à seleção genética animal. Com foco na realidade dos criatórios, o treinamento abordará temas como:
- Objetivos de um programa de melhoramento
- Provas de avaliação de desempenho
- Seleção para múltiplas características
- Protocolo P14
- Avaliação genética e ferramentas genômicas
“Este ano, o conteúdo é mais aplicado, com o objetivo de auxiliar os participantes a implementarem um projeto de melhoramento em suas propriedades”, explica Gilberto Menezes, líder da proposta.
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)
A 9ª edição do Curso de ILPF, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de outubro, trará as últimas novidades sobre essa prática sustentável de produção. Os participantes terão a oportunidade de conhecer os componentes de um sistema ILPF, os aspectos socioeconômicos, os serviços ambientais e o sequestro de carbono. As aulas práticas serão realizadas nos campos experimentais da Embrapa, com foco no protocolo Carne Carbono Neutro.
Benefícios dos Cursos
Ao participarem dos cursos, os profissionais poderão:
- Aumentar a produtividade e a eficiência de seus sistemas de produção
- Reduzir os custos de produção
- Melhorar a qualidade da carne
- Adotar práticas mais sustentáveis
- Aumentar a rentabilidade de seus negócio