A paz continua distante na comunidade indígena Marangatu, em Antônio João (MS). Na tarde desta quinta-feira (12), um novo confronto entre indígenas e agentes da Força Nacional deixou ao menos dois feridos. O incidente, que vem se somando a uma série de conflitos na região, reacende o debate sobre a violência contra os povos indígenas e a necessidade de uma solução pacífica para a questão.
A gravidade dos ferimentos dos indígenas, o tipo de tratamento que receberam e o local onde estão internados. Informar se há previsão de alta ou se algum dos feridos corre risco de vida.
O prefeito de Antônio João, Agnaldo Silva (PSDB), está no hospital municipal da cidade, para onde os dois feridos foram levados. Ele também não soube informar as causas do conflito e com quem teria sido. “Não chegou nada pra mim ainda, estamos aqui esperando informações também”.
Porém, conforme a equipe médica já adiantou a Agnaldo, os feridos não correm risco de morte. Apenas foi informado que o atingido na perna deve ser transferido por se tratar de um ferimento mais grave.
A tensão na região é histórica e a comunidade, a cerca de 30 quilômetros da área urbana de Antônio João, já foi palco de vários conflitos.