Governador destaca o foco de Mato Grosso do Sul em programas de desenvolvimento inclusivos e sustentáveis
Ao participar em Cuiabá (MT) do Fórum Internacional de Agropecuária (Fiap) nesta segunda-feira (9), o governador Eduardo Riedel (PSDB) chamou a atenção para o que considera o maior desafio contemporâneo: garantir, em todos os níveis, modelos de gestão pública e privada conceituados para a promoção do desenvolvimento social e econômico sustentável. Diante de altas autoridades – entre elas o ministro Carlos Fávaro, da Agricultura, e o anfitrião, o governador mato-grossense Mauro Mendes -, Riedel falou para especialistas, autoridades e representantes do agronegócio mundial sobre o papel crescente do Brasil como uma das maiores potências produtoras de alimentos.
O Fiap faz parte das atividades do Grupo de Trabalho da Agricultura, o G20 Agro, que reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e, a partir deste ano, também a União Africana. A reunião da Cúpula de Líderes do G20 será em novembro, no Rio de Janeiro, com a presença de 19 países membros, mais a União Europeia. Riedel estava acompanhado dos secretários Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica).
Citando programas e desempenhos de gestão, Riedel salientou o grande cuidado de Mato Grosso do Sul na construção de mecanismos institucionais de fomento ao progresso responsável. “Não só na preservação do meio ambiente e na promoção humana, mas também no uso de novas alternativas energéticas, o setor agropecuário é fortalecido em nosso Estado por políticas de valorização e abertura de oportunidades aos investimentos saudáveis”, frisou.
O Fiap programou temas que abordam as inovações tecnológicas, a segurança alimentar e os desafios para o futuro da produção agropecuária no país. “O Brasil tem a oportunidade de mostrar ao mundo sua jornada de sucesso no setor agroalimentar e reforçar seu papel estratégico no fornecimento de alimentos e energia para diversos países. Mato Grosso do Sul está fazendo a sua parte”, enfatizou.