Para os comerciantes, o Dia das Crianças representa uma importante oportunidade de aumentar as vendas
O Dia das Crianças se aproxima e, com ele, a expectativa de um aquecimento no comércio de Mato Grosso do Sul. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS em parceria com o Sebrae/MS, os consumidores sul-mato-grossenses devem investir cerca de R$ 356,98 milhões na data, valor 4% menor que o registrado no ano anterior.
Apesar da leve queda no valor total, a pesquisa indica que os consumidores estão priorizando a qualidade dos presentes, com 33% dos entrevistados afirmando que este é o fator mais importante na hora da escolha. Além disso, a opinião das crianças também influencia bastante a decisão de compra, com 50% dos responsáveis afirmando que o presente será escolhido com base no desejo dos pequenos.
O gasto médio por presente deve ser de R$ 203,44, uma redução de 8,5% em relação a 2023. Essa queda pode estar relacionada à incerteza econômica e à busca por presentes mais acessíveis. No entanto, a pesquisa indica que os consumidores estão compensando essa redução investindo mais em comemorações, com um aumento de 9,49% nos gastos com atividades como passeios em família e refeições especiais.
A pesquisa também revelou as preferências dos consumidores em relação ao local de compra e forma de pagamento. A maioria dos entrevistados (74%) pretende fazer suas compras no centro da cidade, enquanto 85% preferem as lojas físicas. Quanto ao pagamento, 70% dos consumidores pretendem pagar à vista, buscando descontos.
Para os comerciantes, o Dia das Crianças representa uma importante oportunidade de aumentar as vendas. No entanto, a pesquisa indica que os consumidores estão mais seletivos e buscam por promoções e condições de pagamento facilitadas.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS em parceria com o Sebrae/MS de 19 a 23 de agosto em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Três Lagoas, Corumbá e Ladário. O método utilizado foi quantitativo, em pontos de fluxo nas cidades elencadas.